Construindo uma carreira ou trabalhando em um emprego?

Seguir uma carreira é importante, mas quando começa essa carreira?

Lourenço Torresini

10/16/20241 min read

shallow focus photography of man in suit jacket's back
shallow focus photography of man in suit jacket's back

Quando falamos em uma carreira, existe uma tendência de vermos como um caminho a ser trilhado de forma planejada e bem estabelecida. Pensamos na formação acadêmica e no emprego ideal para que assim possamos nos dedicar à nossa carreira. O que é muito diferente de quando temos um emprego para pagar as contas, que passa a ser um trabalho com jeito de provisório até que possamos finalmente trabalharmos com o que queremos e nos dedicarmos à nossa carreira.

Uma visão que limite o nosso horizonte de possibilidades!

A nossa atuação profissional é sempre o desenvolvimento do que chamamos de carreira. Bom, a própria palavra "carreira" dá esse tom! Hoje temos uma definição que diz respeito ao desenvolvimento profissional, mas antes de ser usada para o trabalho, carreira significa caminho, um caminho estreito e delimitado.

Qual o caminho que você já trilhou?

Perceber toda a nossa atuação profissional como carreira nos possibilita identificarmos experiências e competências que seria descartadas ao olharmos somente por uma ótica rígida de carreira. Ter empregos diferentes em diferentes áreas, realizar diferentes funções sem nunca termos nos super especializados em uma pode ser um motivo de preocupação, mas precisamos olhar para o quebra-cabeça que somos com todas as peças juntas e não quando estão sozinhas e bagunçadas.

O todo é sempre maior do que a soma das suas partes!

Seguindo essa ideologia Bauhausiana, talvez não estejamos atuado na área que queremos ou até mesmo não termos uma consistência de área de atuação, mas quando olhamos para o todo da nossa jornada somos mais aptos a compreender a composição de experiências e competências que as nossas escolhas nos proporcionou.