Estratégias para aliviar o estresse
A constante exigência social e laboral de uma vida à 110% nos obriga a lidar com a sobrecarga, o desgaste, o cansaço, ou, em outras palavras, com o estresse.
Lourenço Torresini
8/9/20243 min read


Apesar de ser visto como um estado de desequilíbrio, o estresse é uma resposta natural do organismo frente a situações de perigo ou ameaça. Contudo, o que se torna aversivo é quando esta resposta natural se estende por um período longo, chegando, em casos extremos, a um estado permanente.
Quando identificamos uma situação de perigo, imediatamente voltamos a nossa atenção para a situação, buscando formas de evitar o perigo e garantir a nossa segurança e de outros. Neste momento, há um grande processo de adaptação do nosso metabolismo para que estejamos prontos para reagir da melhor forma possível. Em um cenário ideal, conseguimos superar o perigo e garantir a nossa segurança. No entanto, o que acontece quando o perigo está nos nossos pensamentos e no futuro?
Vivendo em um permanente estado de prontidão para lidarmos com algum perigo, estamos sobrecarregando o nosso metabolismo. No aspecto mental, nos mantemos em um estado de hiperfoco naquilo que identificamos como ameaça, mesmo quando este algo está fora do nosso alcance ou nem mesmo exista. Por exemplo, se estamos preocupados com contas a pagar, estaremos em um estado de prontidão para resolvermos a ameaça "contas a pagar", visto que esta ameaça está ligada diretamente à nossa sobrevivência. Assim, ficamos em um carrossel mental de focarmos no problema, buscarmos solução, focarmos no problema... E neste estado de constante prontidão, passamos a sentir no corpo os sinais do desgaste extremo que vivemos internamente, o que só se agrava com o tempo.
Certo, mas e como podemos lidar com isso?
Existem uma grande variedade de listas e dicas, mas precisamos compreender que uma pessoa que está em estresse crônico não possui a calma, organização e disciplina para colocar em prática uma rotina de exercícios, meditações e boa alimentação. Muito provavelmente é alguém que busca conforto na comida e usa seu momento livre para de algum modo "tirar a cabeça" do problema. O que precisamos é um caminho em direção à solução:
1) Em primeiro lugar, comprometa-se com você e com a certeza de que irá superar este desafio. Sinta-se capaz de lidar com tudo, afinal, você já fez isso até agora, mas fará melhor daqui para frente. Se motive a ser feliz, conquistar e realizar tudo. Mesmo que seja um grande desafio, seja a sua mais apaixonada e inseparável torcida;
2) Confie nos outros. Busque a sua rede de apoio, converse com eles, divida o seu ponto de vista e seja receptivo ao escutar a opinião de todos. Busque por idéias, não por soluções prontas. Lembre-se: ninguém é responsável por você além de você mesmo.
3) Claro, se alimentar bem seria ótimo, mas se não for possível, comprometa-se a não usar comidas, bebidas ou qualquer outra substância como uma fuga da angústia. Este é um ciclo muito complicado e que irá reforçar o problema ao invés de trazer soluções.
4) Mexa o seu corpo. Da forma que achar melhor, coloque-se em movimento sempre que possível. Boa parte da nossa confiança vem das nossas capacidades físicas, então, quanto mais fisicamente capaz a pessoa for, maiores são as chances de ela se identificar como alguém capaz de superar desafios.
5) Reflita, medite, reze. Seja qual for a sua escolha, tire um momento para pensar sobre o que quer, o que pode fazer melhor e em como pode ser uma pessoa melhor para os outros. Refletir sobre estes pontos lhe trarão um cenário amplo de tudo que pode ser feito para ser uma pessoa melhor a partir da sua própria avaliação.
O sucesso nesses 5 pontos dependerá inteiramente da pessoa e da capacidade de se comprometer consigo mesma. Não existe nada entre nós e nossos sonhos além de nós mesmos.
Um estado de estresse normalmente possui uma grande variedade de fatores, por isso, é aconselhável a busca de suporte psicológico caso a situação se agrave ou mantenha uma constância. Se você se identifica com isso, entre em contato conosco e agende um horário.
Experiência e empatia
Atendimento humanizado para todas as idades.
Terapia online e presencial.
© 2025. All rights reserved.
Telefone (whatsapp)
